Marcadores

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ELVIS - ALOHA 43 ANOS




" ELVIS PRESLEY SUPEROU A SUA PRÓPRIA LENDA "... essa frase na abertura do editorial do jornal The New York Times proferida quando da realização do especial " Aloha From Hawaii " há exatos 43 anos ilustra um dos maiores momentos na carreira de Elvis, senão o principal.

Transmitido experimentalmente via satélite para diversos países ao redor do mundo - por volta de 40 ao todo -, alcançou uma audiência final de mais de 1 bilhão de telespectadores. Somente nos Estados Unidos, a sua transmissão se transformou na maior audiência da história televisiva americana até então, tendo sido exibida pela rede NBC e quebrando o recorde de audiência da ida do homem à lua.
Em janeiro de 1973, Elvis encontrava-se no seu auge físico, técnico e já idolatrado definitivamente em caráter mundial, podendo-se afirmar que era o artista popular de maior reconhecimento em todos os cantos do planeta. Em pouco mais de 1 hora de show, Elvis e seus integrantes da banda, coral e orquestra desfilaram canções clássicas e populares que passeavam do puro rock ao blues, do country ao gospel com maestria e técnica invejáveis.


A interpretação visceral do clássico " Something ", dos Beatles, por exemplo, alcança a sua perfeição no timbre amadurecido da voz de Elvis e faz a interpretação de outro clássico - " My Way " -, superar outras versões conhecidas como a de outro ícone da música, Frank Sinatra.


Um outro ponto máximo do show é a canção tida como gospel " An American Trilogy ", onde Elvis nos apresenta seu poder vocal entre graves e agudos perfeitamente destacados entre os acordes da sua fantástica orquestra e banda. Essas e mais outras 19 canções envolvem a quem é fã e até mesmo quem não é conhecedor da obra de Elvis Presley, e transformam esse espetáculo musical em um momento único na história da música popular em todos os tempos.


" Aloha From Hawaii " é um atestado da qualidade e do nível de perfeição artística alcançado por Elvis na sua maturidade profissional que duraria apenas mais 4 anos até a sua drástica saída dos palcos e da vida terrena em 16 de agosto de 1977.


Pode-se afirmar com certeza que Elvis Presley é ainda hoje a figura mais importante da história do show business e que continuará a ser lembrado através das futuras gerações como o exemplo máximo da música em todos os segmentos...


- Texto de Antonio  Carlos Surtica